onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fim de Semana em Jeddah

Oi! Tudo bem com vcs?
Eu bem sei que prometi atualizar o blog uma vez por semana, mas não consigo. Não por falta de assunto, mas porque eu sempre acabo fazendo outras coisas e adiando isso....Mas eu tenho várias fotos e vídeos guardados, esperando um tempinho pra mostrar aqui pra vcs.

Hoje vou contar da mini-viagem que fizemos no final de semana pra Jeddah. Infelizmente foi tudo muito rápido porque ligaram do trabalho do Mohamed e tivemos que voltar pra Riyadh antes da hora.
Saímos de casa no sábado de manhã e demoramos por volta de 8 horas pra chegar no nosso destino. Fomos de carro e isso foi bom porque deu pra ir parando e vendo tudo o que nos agradava. E depois de quase 7 meses que eu vim pra cá, finalmente vi o deserto e muitos camelos. Já estava começando a me sentir enganada, já que nem no Egito e nem aqui tinha visto nada disso ainda, hahahaha. Apesar de ter sido uma viagem muito cansativa (principalmente pro Mohamed que teve que dirigir por horas) valeu muito a pena.

Saindo de Riyadh...


Deserto e os primeiros camelos


As paisagens me deixaram encantada. Na ida enfrentamos o sol forte da manhã, vimos desertos de várias cores, vários tipos de vegetação, rochas de vários tamanhos se misturando com a areia e muitas montanhas, quando estávamos quase chegando em Jeddah uma forte chuva com muitos raios nos pegou de surpresa. Foi realmente incrível pra mim, tudo aqui é muito diferente e eu não me canso de admirar.


Cidadezinhas pela estrada...






Jeddah fica localizada na costa do Mar Vermelho. É o maior centro urbano na costa ocidental e a segunda maior cidade da Arábia Saudita, ficando apenas atrás de Riyadh.
O que eu sempre li a respeito de Jeddah, é que trata-se de uma cidade bem mais "liberal" do que Riyadh. Mas eu não consegui perceber essa diferença, principalmente pelo fato de que ficamos pouquíssimo tempo na cidade, então quanto a isso não posso falar. Mas de tanto ler opiniões, eu tinha uma imagem do lugar diferente das coisas que vi. Confesso que me senti meio frustrada e principalmente chateada por não poder ficar mais tempo e descobrir as coisas boas que eu esperava ver logo de cara. Eu tenho uma amiga brasileira que é casada com um saudita e mora em Jeddah, volta e meia ela me manda fotos de curiosidades, como por exemplo mulheres usando abayas coloridas, mas no tempo em que fiquei lá eu não vi 'nenhumazinha' assim :( e ví várias de niqab :'(
Bem, mas eu sei que isso acontece lá. Existem sim mulheres coloridas....pena que eu não vi.
O vídeo abaixo eu fiz do celular, no final da tarde e mostra um pouco da cidade.


A beira mar (Corniche) é um lugar muito agradável, principalmente no final da tarde e noite...É nesse horário que é ligado o maior chafariz do mundo: o King Fahd Fountain. A fonte lança água do Mar Vermelho há uma altura de aproximadamente 300 metros. A fonte é visível de toda a vizinhança de Jeddah. A água ejetada pode atingir uma velocidade de 375 km/h e sua massa no ar pode ultrapassar 18 toneladas. Essa fonte foi construída entre 1980 e 1983 e começou a operar em 1985. Durante a noite, mais de 500 refletores iluminam a fonte.



Apesar de ter sido uma viagem rápida, deu pra perceber que a cidade é lindíssima e o mar deixa tudo ainda mais especial. Saímos à noite pelas ruas, olhando as lojas, restaurantes e o movimento das pessoas, além de também termos ido a um outro ponto da cidade, de onde dá pra sentar nas pedras em frente ao mar e relaxar com o barulho das ondas. Uma delícia. Também fomos a uma churrascaria brasileira e conhecemos alguns dos lindos monumentos que enfeitam a cidade, além de termos visitado a "mesquita flutuante" (Fatimah Azzahra Mosque). Lindíssima!


Mar Vermelho



Mesquita Flutuante

Corniche

Churrascaria Brasa de Brasil

Voltamos pra Riyadh na segunda-feira pela manhã e eu fiquei decepcionada por não ter podido ficar mais tempo e conhecer tudo de verdade, mas sei que haverão outras oportunidades.

Saindo de Jeddah



Na volta, paramos nas montanhas na cidade de Taif. Essa cidade é conhecida como "Cidade das Rosas". Existem muitas fazendas no local que cultivam a flor para o preparo de perfumes e outras especiarias. O lugar também é famoso pelas montanhas enormes e pela estrada sinuosa que serpenteia essas montanhas, um belo teleférico, além de babuínos que vivem por ali para alegria dos viajantes.

Lindas montanhas


Babuínos

Teleférico


Mais babuínos...

Um parque aquático no meio das montanhas na cidade de Taif

Já estava quase esquecendo de falar... na volta também enfrentamos uma tempestade de areia e eu quase morri de medo, porque em toda a rodovia há placas avisando sobre as áreas mais comuns onde ocorrem essas tempestades e por esse motivo há que se ficar bem alerta, porém eu não imaginei que fôssemos ser pegos daquela forma. A tal tempestade surge do nada, invade a pista e praticamente 'engole' os carros. Eu fiquei em pânico e comecei a brigar com Mohamed em 'nordestinglês' pra ele parar e não dirigir tão rápido kkkkkkkkk Foi um sufoco! Olha o vídeo aí!


Então foi isso: rápido, um tanto quanto cansativo, mas valeu a pena de qualquer maneira. Espero poder voltar sem tanta pressa e conhecer tudo! Vou deixar um vídeo dessa área das montanhas e as últimas fotos que eu registrei voltando pra casa. Obrigada por me acompanharem e um grande beijo no coração de vcs.


As últimas fotos da estrada voltando pra Riyadh...Até a próxima!

Mais camelos...

Ovelhas...
Taif
Uma tenda no deserto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário