O que é o Ramadã?
O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico, no qual se acredita que o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Allah, dos primeiros versos do Alcorão.
De acordo com o Islamismo, Maomé caminhava pelo deserto, perto de Mecca, e ouviu uma voz vinda do céu que o chamou. Essa voz seria do anjo Gabriel que disse a Maomé que ele havia sido escolhido para receber a palavra de Allah. Nos anos seguintes, foi também através do anjo que a revelação foi transmitida a Maomé, que começou a pregar os versos que seriam transmitidos e comporiam o livro sagrado islâmico.
O jejum do Ramadã é um dos cinco pilares da fé islâmica. Trata-se de um tempo especial em que os muçulmanos se reúnem em oração e é considerada uma oportunidade para reviver, renovar e revigorar sua prática na fé.
A palavra Ramadã tem origem na palavra árabe "ramida" que significa "ser ardente".
Durante o mês do Ramadã os muçulmanos praticam o jejum do amanhecer ao anoitecer. Imagina passar o dia inteiro sem comer e nem beber absolutamente nada, tendo ainda o agravante do clima muito quente...mas para eles é um momento especial de muita fé e alegria.
Os não-muçulmanos que vivem em países muçulmanos precisam ter alguns cuidados nessa época, como por exemplo não comer e nem beber em público. Para os muçulmanos isso é uma ofensa grave.
Nessa época os estabelecimentos comerciais e empresas funcionam em horários diferentes...o horário é reduzido porque as pessoas ficam sem muita energia para trabalhar, por conta do jejum.
O final do Ramadã é celebrado com o Eid, reuniões familiares e trocas de presentes.
Eu estou muito ansiosa por estar vivenciando o Ramadã tão de perto, aqui na Arábia Saudita, que é o berço do Islamismo. Nos próximos 30 dias com certeza presenciarei muito fatos relacionados a esse período e o que considerar importante ou interessante eu venho contar para vcs.
Massalama...até mais!
Muuuito interessante essa festa religiosa, amiga! Depois conta pra gente como foram as festas e troca de presentes! hehehe Bjaoo
ResponderExcluir