Faleceu aos 90 anos, na madrugada do dia 23 de janeiro de 2015, o rei Abdullah, da Arábia Saudita.
O rei Abdullah assumiu o trono em 1995 e faleceu em um hospital em Riyadh, onde estava internado desde o final do ano passado, se tratando de uma pneumonia.
Com a morte de Abdullah, seu meio-irmão Salman Ben Abdel Aziz, de 79 anos, se tornou o novo rei da Arábia Saudita.
Pra entender um pouco como funciona a questão da sucessão aqui no país, é importante dizer que esse sistema de sucessão é fraternal, ou seja, é passado de irmão para irmão, e não de pais para filhos como estamos acostumados a ver.
O poder começou com a fundação do país pelo rei Abdul Aziz Ibn Saud, que unificou todo o território em 1932. Todos os reis que governaram após a morte do Rei Saud (pai) são os filhos do mesmo e quando um falece, o poder passa pra outro irmão.
O próximo na linha sucessória é o Príncipe Muqrin, de 69 anos.
Você deve estar lendo aí e pensando: " Mas eles já estão todos com uma certa idade e uma hora os irmãos vão acabar e o que vai acontecer?"
Então, justamente pensando nisso, o Rei Salman, no seu primeiro dia de reinado, já determinou que o seu sobrinho, príncipe Mohammad bin Nayef, será o rei depois de Muqrin, dando assim início à geração dos netos.
Eu confesso que quando soube da notícia da morte do rei fiquei muito preocupada pensando: e agora o que vai acontecer? Mas eles são rápidos e quando informaram a morte do rei, junto deram a notícia de que já havia um novo rei...ufffa! Eu não sei qual é o futuro do país ou o que vai acontecer, por um momento eu tive medo de que alguém pudesse se aproveitar da morte do antigo rei pra causar alguma instabilidade no país, mas com a notícia do novo rei eu fiquei tranquila e cheguei até a ficar um pouco otimista, pensando que talvez ele pudesse ser mais aberto e quem sabe trazer alguma mudança pro país. Mas creio que não vai acontecer nem uma coisa e nem outra. Provavelmente tudo continua como está.
Muito bom... Parabens!
ResponderExcluirQuando o Rei Morreu, o Jornal aqui no Brasil, so falou coisas boas desse rei, disse até que ele tinha um projeto para as mulheres votarem na arábia.
ResponderExcluirheheheh