onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 23 de novembro de 2014

Arábia Saudita, florescendo no deserto

Olá!
Hoje vou trazer uma "curiosidade" pra vcs...Talvez algumas pessoas até já tenham conhecimento desse fato, mas eu, por exemplo, só fiquei sabendo sobre isso quando vim morar aqui e achei tão interessante que resolvi passar adiante pra quem ainda não sabe.
A Arábia Saudita é o único país do mundo que não tem nenhum rio ou lago. Existem alguns oásis, mas rio mesmo, rio de verdade, não tem!
Apesar desse fator, a agricultura no país vem crescendo muito.
Até pouco tempo atrás a escassez de água e a alta salinidade do solo não permitiam avanços na agricultura, mas com a chegada da irrigação, esse quadro pôde mudar.
Ao longo das últimas décadas, engenheiros e fazendeiros têm aproveitado reservas de água para plantar grãos, frutas e legumes no deserto. 


A foto acima mostra como era um trecho de deserto da Arábia Saudita em 1987. Nas fotos abaixo, dos anos de 1991, 2000 e 2012 você vê como o cenário mudou. As fotos, feitas pelo satélite Landsat tem as cores distorcidas.




Os círculos verdes são áreas de cultivo. São circulares porque o equipamento de irrigação gira em torno de um eixo, jogando água no solo. É uma história edificante.
Mas você deve estar se perguntando: de onde vem essa água em um país desértico, como a Arábia Saudita???

A sede das plantas que nascem no deserto árabe é satisfeita por água que data da última era do gelo. Em um passado mais temperado, há cerca de 20.000 anos, essa água "fóssil" formou aquíferos que agora estão enterrados muito abaixo dos oceanos de areia e das formações de calcário.
Os árabes alcançaram essas fontes subterrâneas escavando poços através da rocha sedimentar, chegando a escavar um quilômetro abaixo da areia do deserto. Embora ninguém saiba quanta água há por sob o deserto - as estimativas vão de 252 a 870 quilômetros cúbicos - hidrólogos acreditam que a extração só será viável por cerca de 50 anos. 
A média de precipitação pluvial é de 100 a 200 mm por ano, e ainda assim geralmente não renova os aquíferos subterrâneos, fazendo deles uma fonte não renovável.







Entre os principais produtos produzidos pela Arábia Saudita estão os cereais, tâmara, tomate, melancia, melão e uva. Destacam-se ainda a produção de cebola, batata, cevada, frutas cítricas, figo, milho, gergelim, entre outros.


(Fonte: Earth Observatory - Nasa)

4 comentários:

  1. Gostei, mas poderia dizer mais alguma coisa da dessalinização

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano...Só agora vi seu comentário. Obrigada pela visita.
      Bem, eu não posso falar mais sobre esse processo da dessalinização pq não sou profissional e não posso te falar sobre o que eu não conheço a fundo. Eu postei sobre isso no blog pq também achei interessante e curioso, mas até coloquei a fonte de onde tirei as informações, justamente por ter sido uma pesquisa. Desculpe.

      Excluir