onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Um hospital na Arabia

Quem eh vivo sempre aparece!

Como eu sempre falo do sistema de saude aqui da Arabia e de como tudo funciona bem, hoje eu vim mostrar pra vcs um hospital aqui em Riyadh.
Semana passada a Julia pegou uma virose muito forte e nos tivemos que leva-la ao hospital. Depois de duas consultas e alguns medicamentos (que ela nao aceitou bem e acabava sempre colocando tudo pra fora), tivemos que voltar e da terceira vez o pediatra achou melhor deixar ela internada.
O hospital que eu vou mostrar eh o mesmo onde eu fiz o meu pre-natal. Esse nao e' o maior e nem o melhor hospital daqui. Eh um hospital comum, como a maioria, mas ai eh que esta a diferenca: um hospital normal aqui e' tao bom que no Brasil seria um hospital de ponta. Bem, pelo menos eu como uma pobre coitada no Brasil nunca entrei em um hospital assim.

Nao sei se parece exagero exaltar tanto como funciona as questoes ligadas a saude aqui, mas eu como brasileira e sabendo como tudo eh no Brasil, fico sinceramente muito agradecida por poder usufruir de tudo que existe aqui em termos de saude e bom atendimento. No Brasil mesmo quem tem um bom plano muitas vezes eh maltratado, precisa esperar prazos sem sentido pra fazer exames ou ter acesso a medicos e aqui tudo eh imediatamente, A gente nao precisa esperar nada. Bom atendimento, limpeza, acesso aos melhores profissionais...enfim, coisa que dificulmente se ve no Brasil.


Recepcao do hospital


No dia que fomos e eu tirei as fotos, era inicio de tarde, estava tudo bem tranquilo. Acho que ja comentei que os arabes sao adeptos da noite e nao do dia, por isso certos horarios tudo esta meio deserto. Normalmente essa recepcao fica bastante movimentada no final da tarde e noite.

Reparem na limpeza....corredores largos e sem nada fora do lugar.


Quando o pediatra disse que a Julia ficaria internada eu ja fiquei preocupada achando que ficaria em um quarto com outras pessoas e seria estranho...kkkk....muito inocente eu....diria ate tonta! Esqueci que a privacidade aqui vale ouro.
A enfermeira veio ate a gente e nos acompanhou ate o terceiro andar na ala da pediatria. Os quartos eram todos individuais, com banheiro, tv, algumas cadeiras e ate guarda-roupa. Nem preciso dizer que adorei poder ficar a vontade.






E como haviamos saido de casa pra uma consulta normal ao medico, nao levei nada alem do meu celular e na hora que entrei no quarto vi que no guarda roupa tinha um kit com shampoo, condicionador, sabonete, pente, escova e creme dental. E ainda tinha um par de chinelos novos tambem no banheiro (mas nao fotografei). Gente, de onde eu venho a gente nao eh acostumado a ser tratado assim nao...hahaha!


A maioria das enfermeiras sao das Filipinas. Todas muito educadas, atenciosas e gentis. A todo momento vinha alguem ver como a Julia estava, mesmo durante a noite. Remedios nas horas certinhas, muito cuidadosas no trato. Todas falam ingles, o que facilita tudo imensamente.

As enfermeiras e outros profissionais de diferentes paises que sao contratados, a maioria vive em predios ao lado do hospital. Normalmente os contratos ja incluem a moradia dessas pessoas. Muito comodo, basta atravessar a rua e ja esta em casa!

Sobre a comida eu tambem nao tenho nenhuma reclamacao.
Nos subimos pro quarto no final da tarde e no inicio da noite veio uma moca trazer o jantar. Ela sempre levava duas bandejas, uma pra mim e outra pra Julia. No meu prato veio ate batata frita e bolo de sobremesa. Amei!
Por volta das 10 da noite trouxeram um lanche...pedacos de bolo e cha.



O cafe da manha foi servido antes das 8 e tambem comidinhas que tanto eu quanto a Julia gostamos. O almoco veio antes do meio-dia e mais uma vez sucesso. O lanche da tarde foi sanduiche e suco.

Sei la, acho que eu estava precisando descansar um pouco e consegui isso durante essas 24 horas que a Julia ficou no hospital. Que maravilha nao precisar fazer nada e na hora das refeicoes alguem bater na porta e entrar com tudo pronto! hahahaha




Uma moca veio antes do almoco pra limpar o quarto e lavar o banheiro. Nao estava sujo, mas ela limpou assim mesmo!

Claro, eu sabia que o nosso plano de saude cobriria alguns gastos, mas pelo tratamento que estavamos recebendo achei que teriamos uma continha boa a pagar. Que nada! Foi tudo coberto pelo plano. Ate mesmo os medicamentos que o medico receitou pra Julia continuar tomando em casa, tambem foi gratis, na farmacia do hospital. Existem medicamentos, dependendo do valor, que a gente paga uma pequena parte, mas a maioria o plano cobre.
Ao todo foram tres consultas com o pediatra, exames de sangue e raio-x, 24 horas de internacao e varios medicamentos e tudo isso nos custou apenas 74 SAR (a cotacao da moeda daqui e' quase a mesma da moeda no Brasil). Ainda voltamos 3 dias depois pra mais uma consulta com o pediatra pra ver se ela estava realmente bem. 

Eu como mae fiquei muito satisfeita com tudo, principalmente porque a saude da minha filha e' a coisa mais importante pra mim e saber que quando precisarmos vamos ter tudo isso a nossa disposicao me deixa aliviada. 

Bem, acho que por hj isso e' tudo.
Ate a proxima!

2 comentários: