onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Ferias no Brasil

E finalmente depois de mais de 3 anos, voltei ao Brasil!
Pense numa pessoa que estava agoniada...gente eu estava doente de saudade, uma necessidade tao grande de voltar e de rever todo mundo que nem sei dizer. E foi tao bom, eu voltei de la tao leve que sei que agora posso ficar mais 3 anos sem ir e vou ficar bem, com as reservas de vitamida D e de amor recarregadas (sim, pq pouco antes de viajar eu fui parar no medico com deficiencia de vit. D e pode parecer estranho pq se tem uma coisa q tem muito aqui na Arabia eh sol, mas justamente por ser tao forte as pessoas acabam evitando se expor e com isso acontecem esses problemas de falta de vitamina.)
So fomos Julia e eu, pq habibi precisou ficar trabalhando. Mesmo assim foi bom, pq eh o meu pais, o meu povo e era importante que a Julia conhecesse essa parte dela tb. No inicio fiquei preocupada achando que ela iria estranhar tudo, mas tive a grata surpresa de perceber que essa menina tb eh nordestina arretada, minha gente! kkkk Ela amou tudo, aproveitou muito, experimentou de quase tudo e gostou de tudo que provou. Qd saiu aqui da Arabia so falava "papai" (sim, eh humilhante! kkk) mas voltou do Brasil falando quase tudo e em portugues. Ela agora fala ate "oxente" igualzinha a mae, com sotaque :) E eu que vivia reclamando que ela nao falava mamae, agora fala o tempo todo, passa o dia inteiro me chamando. Problema eh com habibi, ela fala as coisas e ele nao entende nada! Virei tradutora.
Muita gente me perguntou o que eu senti quando cheguei ao Brasil...Primeiro de tudo que eh muito bom ouvir todo mundo a sua volta falando portugues, essa sensacao, ja no aeroporto em SP foi tao boa. Depois o carinho da familia, dos amigos, o aconchego do "lar", que nao eh mais meu lar de verdade, mas vai ser sempre aquele lugar onde eu sei que vou sempre poder voltar se alguma coisa acontecer. Sensacao de PERTENCIMENTO. Ver a Julia interagindo com minha mae, com minhas irmas e sobrinhos...eu fiquei toda orgulhosa por ela tambem ter se sentido em casa e ter conquistado todo mundo no primeiro dia. E as comidas? Ai meu Deus, como eu comi (e Julia tb)...comi muuuito, matei a vontade e a saudade de comer tudo que as vezes eu tanto desejava aqui e nao tinha!
Viajamos pro Brasil no final de junho e voltamos pra ca na metade de setembro. Foram varias semanas e tb confesso que no final ja estava doida pra voltar. Normal. Principalmente pq a Julia adoeceu, eu tb passei mal la e me deu um medo tao grande, nao foi necessario ir ao medico, mas tive receio de que algo grave acontecesse e ainda estivessemos la. Nao preciso nem falar da questao da saude no Brasil. E da seguranca tb...muitas vezes, pricipalmente em Brasilia, eu senti medo. Medo de ser assaltada ou sofrer qualquer outro tipo de violencia. Eu voltei a ser vigilante no tempo em que estive la. Eh ruim demais! Hoje em dia acho que sempre vou preferir qq lugar onde eu possa andar sem medo, mesmo com outros pontos negativos, a ter que viver como se vive no Brasil, em um constante alerta e sempre com o sinal de perigo ligado,

Explorando o jardim da vovo


Banho de mangueira


Amigas de infancia

Ela nao tem medo de nada!

Luar do sertao....pura poesia!

Melhor amiga 


Voltamos pra casa com a mala cheia de comida, livros e saudade, mas com aquela sensacao de dever cumprido. Foi otimo ir, foi otimo voltar e eh isso que eh a vida...essa constante falta de algo, se estamos aqui sentimos falta do que esta la, se estamos la, sentimos falta do que esta aqui...Paciencia!

Talvez a gente nao fique mais muito tempo na Arabia. Confesso que estou satisfeita com a possibilidade, pq depois que voltei do Brasil senti falta de ter mais liberdade. E estou inquieta, esperando pra viver coisas novas e diferentes. Espero que tambem sejam coisas melhores...InshAllah!

Um abraco a todos!

Um comentário: