onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Provincia Oriental


A Arabia eh dividida em 13 provincias e hoje eu vou mostrar um pouco da provinvia oriental, mais conhecida por aqui como Ash Sharqiyah.
Essa provincia eh a maior das provincias da Arabia em area territorial, ela cobre toda a costa do Golfo do pais, bem como algumas partes do vasto Empty Quarter (o maior deserto de areia do mundo), alem disso eh a terceira provincia mais populosa, ficando atras de Makkah e Riyadh.
A provincia oriental eh onde eh produzido a maior parte do petroleo do pais e eh tambem onde fica a cidade de Jubail, que abriga a Jubail Industrial City, um centro global para industrias quimicas. A area tambem eh turistica devido a localizacao na costa do Golfo Persico e ainda fica proxima a outros paises do Golfo.
As tres principais cidades da provincia sao ligadas e nao ficam ha mais de 15 minutos uma da outra. Sao elas: Dammam (capital da provincia), Dhahran (sede da Saudi Aramco) e Khobar (porta de entrada pro Bahrein). 
Outra cidade linda da regiao eh Jubail, como ja citei antes eh a maior cidade industrial do pais e a minha preferida 😊
Outras cidades da provincia: Hofuf (Al-Ahsa)-o maior oasis do mundo/ Wadi Al-Dawasir (Sulayyil)- porta de entrada para o Empty Quarter/ Qatif/ Abqaiq/ Ras Tanura/...e outras.

Voces devem estar se perguntando porque eh que eu estou falando esse monte de coisas e citando esses nomes dificeis que ninguem nunca vai lembrar 😄 Calma que eu ja vou explicar.
O motivo eh que essa regiao fica proxima de Riyadh e nos ja viajamos pra la alguns finais de semana pra curtir um pouco a praia e ultimamente, por causa do trabalho do Mohamed, nos tambem fomos algumas vezes e eu pude conhecer mais algumas cidades que nao conhecia. Essa regiao eh especial pra mim, eh onde eu recarrego as energias em frente ao mar. E alem disso acho que as pessoas que vivem ali sao mais abertas e felizes do que as que vivem ca em Riyadh ou em outras cidades mais centrais do pais. Acho que tudo isso eh efeito do mar kkkkk porque minha gente, como nao ser feliz morando pertinho da praia?!



Esse video ai eh da nossa ultima viagem...Pra mim a estrada tambem eh uma diversao...tao interessante quanto o destino.

Selecionei algumas fotos, umas antigas, outras recentes...Queria mostrar o quanto as praias sao organizadas, mas vai ficar pra proxima vez, porque as fotos que eu tinha nao consegui encontrar, eram fotos da primeira vez que fomos e como ja tem bastante tempo, acho que elas se perderam em algum lugar. 

Primeiros passinhos da Julia...





Essas primeiras fotos sao em Khobar, numa praia chamada Half Moon. Eh um dos meus lugares preferidos. Eu ainda pretendo mostrar mais detalhes dessa praia aqui, la tem varios parquinhos pras criancas brincarem, dezenas de estruturas cobertas e vazadas que permitem a entrada do sol, mas sem incomodar os visitantes, eles construiram como se fosse uma tenda pra cada familia que vai, pra que as pessoas possam aproveitar e ainda assim continuar tendo privacidade. E eh lindo ter a praia de um lado e o deserto do outro!
As proximas fotos sao mais recentes, do Corniche em Khobar.













Eh lindo!!! Lindo de verdade! E o melhor, eh tranquilo, silencioso (a gente so escuta o barulho do mar e as criancas rindo e brincando...) Eu valorizo tanto essa paz, nao consigo me imaginar naquelas praias lotadas de gente e vendedores e carro de som tocando funk....Deus me defenda! Eu gosto do vazio e do silencio.
Vou ate deixar um videozinho que fiz de la. 



Agora algumas fotos de Dammam.




A cidade que eu mais gostei de conhecer foi Jubail, mas eu encontrei poucas fotos das que eu fiz la e essa cidade eh tao linda que ela merece um post especial so pra ela. Entao vou ficar devendo e da proxima vez que for vou voltar com muitas fotos e mostrar tudo aqui.

As outras cidades da parte oriental que eu conheci sao cidades normais, ficam mais afastadas do litoral, entao nao tem nada de tao especial.
Espero que tenham gostado de saber e ver um pouquinho mais da Arabia. Fiquem com Deus e ate a proxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário