onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 16 de agosto de 2020

Causos da Arabia II (Perdidos em Riyadh)

Uma outra situacao engracada que aconteceu foi quando Julia era pequena, devia ter uns dez meses. Era tambem final de semana e eu tinha chamado Mohamed pra irmos pra um parque que eu adorava, mas la nao era exatamente um parque, era uma area enorme onde as pessoas iam final de semana pra relaxar, fazer piquenique, churrasco, essas coisas que os arabes adoram. Na hora de ir embora ele dirigiu por uma estrada diferente e nisso ficamos perdidos. E ai entramos numas ruas onde nunca tinhamos estado antes e logo eu vi um portao de uma casa. Gente, era o maior portao que eu ja vi na vida! Era enorme, lindo e na hora eu ja fui sacando meu celular e comecei a gravar kkkkkk Logo depois desse portao a rua estava com barricadas e o Mohamed teve que dar a volta e ir pra outra rua. Nisso, ja ouvimos atras da gente o barulho de sirenes (tipo de carro de policia) e vozes nos dando comandos. Os carros de policia na Arabia tem uma especie de alto falante de onde os policiais, segurancas ou sei la o que dao instrucoes/ordens. Eu nao falo arabe, mas na hora que ouvi sabia que eles queriam que a gente parasse e era pq eu tinha tirado fotos daquele lugar. Mohamed parou o carro e foi la falar com os policiais/segurancas, nao sei exatamente o que eram. Eu fiquei no carro com a Julia. Olhando pelo retrovisor do carro vi que eles conversaram com Mohamed numa boa e logo em seguida um dos caras veio ate mim e conversou comigo tambem. Felizmente ele falava ingles, eu expliquei que era brasileira e que nao sabia que nao podia tirar fotos ali pq nao vi nenhuma placa. Ele falou que aquela era uma das residencias do rei e que como era final de semana o rei estava la descansando. Gente, nunca que eu ia imaginar isso. Quando passamos la a unica coisa diferente eram as barricadas, mas nao vimos ninguem. Certamente eles ficam onde ninguem veja, mas eles nos viram e viram que eu fotografei. Ta, beleza, explicados os motivos eu falei pra ele que na verdade eu nao tirei fotos, mas tinha gravado um video (na minha cabeca era pior ainda!) Eu disse que ia apagar tudo. Ele pediu pra ver o video. Na epoca eu tinha um Samsung velho e ele tinha muitas fotos e videos da Julia e eu ainda nao tinha o Kindle, entao eu lia no celular, tinham dezenas de livros la e por esse motivo a memoria estava quase cheia e sempre aparecia uma mensagem falando pra excluir arquivos pra acessar qualquer coisa. E justamente naquele momento inadequado apareceu a bendita mensagem e eu nao conseguia abrir as fotos e videos. Que desespero! Eu excluia coisas e a mensagem continuava kkkkkk Eu estava quase deixando meu celular com ele, mas no fim ele falou: "deixa quieto, nao precisa, mas quando vc conseguir acessar os arquivos, apague o video que voce fez, por favor". Eles nos liberaram e Mohamed falou que eles disseram pra ele que como eu era estrangeira e nao arabe eles iriam aliviar. Se eu fosse de algum pais que eles desconfiassem de qualquer coisa a conversa nao teria sido tao breve e nem ali no meio da rua. 
Essa historia eh um exemplo de como as pessoas de fora pensam que os sauditas odeiam todo mundo e tem preconceito com outras pessoas (dependendo do lugar isso infelizmente existe) mas comigo que sou brasileira, isso nunca aconteceu. Pelo contrario, sempre me senti muito bem tratada na maioria das situacoes que vivi la. 

E sim, depois que conseguimos encontrar o caminho pra casa e eu apaguei varios arquivos consegui finalmente acessar o video que tinha feito e exclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário