onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dias de Ramadã e EID

Oi meninas...tudo bem com vcs?
Quanto tempo, não é mesmo?! hehehe...Eu andei sumida, mas vou tentar a partir de agora atualizar o blog com mais frequência.
Eu espero que vcs estejam todas bem e que tenham sentido a minha falta...hahahaha..

Então, como eu havia prometido pra vcs, eu vou falar um pouco sobre o final do Ramadã e sobre o Eid. 
Durante todo o Ramadã eu não postei nada, mas o que posso dizer é que a minha rotina não mudou muito, já que eu não faço o jejum. O que mudou é que eu tive que adaptar algumas coisas pra tentar colaborar com o jejum do Mohamed. Por exemplo, no Ramadã eu acordava mais cedo e ia tomar café da manhã, quando ele acordava já não havia nem sinal de comida pela casa. Ele tomava banho e saia pra trabalhar e eu continuava com a minha programação normal. Durante esse período o horário de trabalho dele foi reduzido em duas horas. Ele estava entrando as 9 a.m e saindo 3 p.m. Quando ele voltava pra casa no meio da tarde eu já havia almoçado, então também não tinha problemas. Nos primeiros dias ele ficou mais cansado e fraco, principalmente porque ele me disse que sentia muita sede, já que aqui é muito quente. Segundo ele, ficar o dia todo sem comer não é tão difícil, mas a falta de água é o que complica. Sempre depois de chegar em casa ele dormia, assim descansava e diminuia o tempo até dar por volta das 7 da noite, que era mais ou menos a hora de 'quebrar o jejum', esse era o horario da oração, quando escurecia. Nessa hora ele rezava e comiamos juntos. Na segunda semana do Ramadã tudo parecia tão normal, o corpo dele já estava adaptado ao longo período sem comer e beber e até o final do jejum parecia tudo muito normal...
Quando saíamos durante a noite, eu percebi um movimento maior ainda do que o normal, algumas vezes até com congestionamentos, mas as pessoas normais, sem nenhum aspecto de cansaço ou qualquer coisa assim, até pq o Ramadã é como se fosse o Natal (apenas fazendo uma comparação). No Natal as famílias se reúnem e fazem uma ceia farta e linda e no Ramadã é como se eles estivessem fazendo uma ceia todos os dias durante 1 mês. Eles passam o dia jejuando, mas durante a noite todos se juntam em volta da mesa (ou em um tapete no chão) e comem, conversam, celebram...

Uma familia iraniana aguardando o pôr-do-sol para o 'iftar', a refeição da noite que quebra o jejum. O jejum é uma exercício físico e mental para aproximar os fiéis de Allah e aumentar a empatia com os pobres
Também durante o Ramadã, como as pessoas ficam mais fracas e o tempo aqui é muito quente, todos os trabalhos pesados feitos ao ar livre são executados apenas durante a noite, então uma cena comum é ver máquinas e homens trabalhando durante a noite e a madrugada, que é quando o tempo fica mais agradável. Eu fiquei impressionada um dia quando voltávamos para casa por volta de 3 da madrugada, paramos em um sinal e vários funcionários que trabalham na limpeza da cidade estavam por ali tranquilamente varrendo as ruas e recolhendo o lixo. 
No vídeo abaixo dá pra ter uma ideia de como as coisas são por aqui....além das luzes da cidade que ganha vida durante a noite, dá pra ver bem as máquinas e trabalhadores em plena atividade. (Isso acontece não apenas no período do Ramadã, mas sempre é possível ver essa cena por conta do calor que é muito forte, não permitindo assim um trabalho seguro embaixo do sol escaldante do dia.)


O Ramadã para os muçulmanos é considerado o mês mais alegre do ano e termina com uma grande celebração chamada Eid Al-Fitr. Em todo o mundo eles celebram com luzes e decorações.
É tradição a realização de um grande almoço, o primeiro almoço após o jejum diurno de um mês. Geralmente esse almoço é realizado na casa de um parente mais velho. Além disso, em alguns países árabes as pessoas também trocam presentes durante o Eid. 
Durante a celebração as pessoas vestem as suas melhores roupas, decoram as casas com luzes, proporcionam divertimento as crianças e fazem visitas aos amigos e familiares.
As pessoas também costumam dar dinheiro aos mais necessitados. 
Particularmente aqui em Riyadh, na primeira noite do Eid quando saímos a rua eu fiquei muito admirada com as luzes e a decoração que foi feita. A cidade que já é bonita em dias normais, no Eid ficou ainda mais linda. Tudo de encher os olhos. Muitas cores e árvores de luzes espalhadas por toda a cidade, tudo feito com muito capricho, realmente uma coisa linda de se ver. Eu fiquei muito feliz em estar aqui e poder ver isso de perto. 
Além da decoração, a festa do Eid foi encerrada aqui em Riyadh com uma grande queima de fogos.
Algumas fotos abaixo pra que vcs tenham uma ideia de como é essa celebração.







Bem meninas, então é isso. Espero que vcs tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre como é a vida aqui na Arábia e eu prometo voltar logo com mais historias pra contar pra vcs...Um beijoooooo :)

3 comentários:

  1. Muito interessante toda essa tradição, amiga! E não tem melhor do que saber tudo por vc, que explica de uma forma singular e deliciosa de se ler! E como são lindas as árvores de luz e os fogos!
    Amooo o blog! <3

    ResponderExcluir
  2. e muito bom ter pessoas coo vocé tentado muda o mundo

    ResponderExcluir