onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 4 de janeiro de 2015

Final de Semana

Oiiiii

Acho que nem todo mundo sabe que o final de semana aqui é sexta e sábado. Esses são os dois dias que eu mais gosto, pq é quando Mohamed está de folga do trabalho e a gente aproveita pra sair um pouco da rotina. 
Ontem eu fiz alguns registros do nosso dia e trouxe algumas coisas pra mostrar pra vcs.

Eu sou nordestina e sempre acordei cedo. Eu durmo cedo e acordo cedo, diferente dos árabes que são seres noturnos. Eles dormem muuuito tarde e acordam também tarde. É comum aqui vc sair na rua 9, 10 horas da manhã e quase não ver ninguém. Em contrapartida às duas da madrugada é possível pegar até engarrafamento nas ruas de tanto movimento, principalmente nos finais de semana. 
Ontem saímos de casa cedo (cedo dos árabes), por volta de 10:30 da manhã. Tomamos café na rua e depois fomos aproveitar o resto da manha de sábado.

Saindo de casa,,,
O dia estava lindo, com um céu azulzinho e muito sol, apesar da temperatura estar um pouco baixa ultimamente. Eu adoro esse friozinho!
Pra mim, aqui em Riyadh, não existe outro lugar que eu ame mais do que Wadi Hanifah e Diriyah. Eu já falei sobre esse lugar antes aqui no blog. Trata-se de uma parte antiga da cidade, onde se encontram as ruínas da primeira capital. Algumas partes de Diriyah são Patrimônio Mundial da UNESCO.




Uma das coisas que mais me encanta nesse lugar são os portões enormes e super coloridos feitos de madeira. Esses portões possuem pinturas feitas artesanalmente, é uma coisa linda de se ver. Além da beleza dos portões a minha imaginação voa, tamanha é a vontade de saber o que tem do outro lado desses portões enormes. Como eu gostaria de poder um dia entrar em cada cantinho desse lugar cheio de história! 


Olhando assim até parecem pequenos, mas olha uma foto comigo na imagem...hahahaha


Apesar de Mohamed e eu estarmos sempre indo nesse lugar, ainda não conseguimos ver tudo e mesmo os lugares que eu já vi varias vezes sempre me encantam como se fosse a primeira vez. 






Eu tirei muitas fotos, claro que não há necessidade de postar tudo aqui, até porque eu já postei antes fotos desse lugar, mas nesse último sábado foi legal pq fomos em um horário bom e quase não havia ninguém lá. Depois das 3 da tarde é que o pessoal começa a chegar, eles levam os filhos pra brincar, fazem churrasco (tem locais específicos pra isso), além de claro fazerem os pique-niques que eles tanto amam. Mohamed e eu algumas vezes vamos no finalzinho da tarde e ficamos lá igual duas crianças kkkk a gente compra algodão doce, pipoca, batata frita e tem até um cara que já ficou amigo do habibi que vende sorvete de casquinha naqueles carros que a gente via antigamente no Brasil. Tem ainda um rapaz da Síria que faz chás de maneira bem artesanal, um fogo no chão, uma erva fresquinha e todo mundo adooora. Tudo uma delícia! Falando assim pode até parecer meio programa de índio, mas aqui não tem muito o que fazer, todos os programas são assim bem tranquilos, e pra ser sincera eu gosto muito! É isso ou ir pros shoppings centers. E eu, sinceramente: o-d-e-i-o shopping!!!


Saímos de Wadi Hanifah por volta de 1 da tarde e como eu estava com vontade de comer cocada e o Mohamed também adora, fomos pro Carrefour comprar coco e leite condensado. Eu nem tinha intensão de fotografar mais nada, mas chegando lá vi umas coisas tão diferentes que eu tinha que mostrar pra vcs. 

De onde eu venho, lá do nordeste, tem um cactus muito conhecido chamado de palma. Ele dá uma espécie de fruta, mas é uma planta cheia de espinhos e eu jamais pensei em experimentar o fruto. Até onde eu sei no nordeste eles usam as folhas da palma pra alimentar o gado nas épocas de seca. (Vou contar aqui uma curiosidade pra vcs: meu pai era um homem muito invocado. Ele faleceu quando eu tinha 15 anos. Eu lembro que quando era pequena ele apareceu lá com uma muda de palma e cismou de plantar a bendita palma no jardim de casa kkkkk Essa palma cresceu, tomou conta de tudo, ninguém podia chegar perto que ficava cheio dos pequenos espinhos, era um inferno! Eu e minha mãe odiávamos essa planta, mas o meu pai amava kkkkkk Ele não deixava a gente cortar de jeito nenhum. Alguns anos depois da morte dele a minha mãe deu cabo da planta espinhosa.)

Pra quem não conhece, trata-se dessa planta aqui:


Bem, ontem quando eu entrei no Carrefour, a primeira coisa que eu vi foi isso: o fruto da palma.


Gente, eu nunca imaginei que alguém levasse isso tão à sério hahaha. E pra completar a fruta ainda é importada e não é tão baratinha não! Andei lendo que a polpa dessa fruta eh suculenta e tem alto teor de fibras, vitamina A e ferro. Eu, sinceramente, nunca vi isso a venda em nenhum supermercado no Brasil, por isso realmente fiquei surpresa. O nome em inglês é prickly pear, em português é conhecida como figo da Índia. Essas aqui que eu fotografei eram importadas da Tunísia. (Estavam ao lado da manga egípcia e da brasileira :D )


Outra descoberta foi referente a essa fruta aqui:


Minha gente, quando eu olhei que vi essas frutinhas verdes de longe meu coração chega acelerou de tanta felicidade! Eu pensei logo: "UMBU! Obrigada meu Deus!!!!" Quando cheguei perto, ohhh derrota, não era umbu, mas era amla.
Pra quem não sabe a amla é muito usada pelos indianos no preparo de pó, óleo e outros produtos de beleza. Dizem que os longos e negros cabelos das mulheres indianas se deve ao uso que elas fazem da amla. mas eu sinceramente não sabia que a fruta da amla era tão "convidativa" e que poderia ser facilmente encontrada pra consumo in natura nos supermercados. Como eu sou muito curiosa, depois que cheguei em casa fui pesquisar e descobri que essa frutinha não serve só pra fazer pó e passar nos cabelos, mas ela é muito utilizada na medicina Ayurveda por ser uma poderosa fonte de antioxidantes e o suco da amla tem 20 vezes mais vitamina C do que o da laranja. Vivendo e aprendendo!!!








Outra coisa interessante foram algumas descobertas na parte das carnes.
Olha a plaquinha...


Entendeu? Camel...camelo!
Pois é!
A carne vem igual carne bovina, em bandejinhas, é até parecida, vermelha...olhando assim não tem diferença nenhuma...não sei se eu teria coragem de comer.


Eles aproveitam tudo! Eu fotografei, porém vou poupar vcs da visão, mas outras partes do bicho como fígado, rins, estômago e até o cérebro eles colocam nas bandejinhas pra vender!

Uma coisa que eu descobri foi que durante o tempo em que estive no Egito eu comi carne de pato sem saber. Oh céus! Mohamed só me falou isso ontem e eu tive vontade de matar ele. 
Carne de pato também é bastante comum de se encontrar aqui.


Tirei a última fotinho escondida pq queria mostrar o rapaz do caixa, bem novinho, usando roupas típicas.


Voltamos pra casa por volta das quatro da tarde. Final de semana eu não cozinho pra que a gente possa aproveitar mais e ficar mais tempo juntos. No caminho de volta passamos num restaurante e compramos comida. E assim foi nosso dia...Filminho com pipoca à noite e muito amor sempre!
Beijos e até a próxima!

6 comentários:

  1. Qdo fui a argelia familia foi.colher esse figo.de.cacto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente nao sabia que eles apreciavam tanto esse fruto. Fiquei surpresa qd vi. Acho que no Brasil, tanto as folhas qt o fruto desse cacto eles usam apenas na alimentacao de animais.

      Excluir
  2. Vou com certeza te seguir, adorei as histórias. .

    ResponderExcluir
  3. ahhhhh Ana, adoro a forma que vc escreve, vc consegue matar todas as curiosidades que surgem. hahaha e olha só.... o supermercado dai é igualzinho os daqui. hahahahah... menos o carinha do caixa com roupas tipicas... rssss. a parte do Umbu.. ri demais!

    ResponderExcluir
  4. Tb comi esse figo. Deixs a boca e mãos vermelhas

    ResponderExcluir