onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mutawa

Primeiro, pra quem não sabe, o mutawa é a polícia religiosa que anda pela cidade observando se tudo está de acordo com o que prega as leis do país, que no caso são baseadas na sharia, as leis muçulmanas, é mais ou menos isso. Em bom português, é a polícia da moral e dos bons costumes.
Bem, depois de quase dois meses aqui eu tive a minha primeira experiência com esses homens. 
Aconteceu na última sexta-feira quando Mohamed me chamou pra ir conhecer um parque aqui da cidade e lá fomos nós.
O nome do lugar é Salam Park e eu realmente adorei. Primeiro porque aqui é deserto, uma das características é o tom meio amarelo ocre da cidade, não tem muitas cores e não tem muito verde. Nas ruas o que se vê de verde são apenas as muitas palmeiras. Além do parque ser bem grande e com muita grama bem verdinha, o lugar também tem um grande lago, o que torna o clima nas proximidades bem mais agradável.
Fomos no início da noite, que é quando todo mundo sai de casa, pois durante o dia é sempre muito quente e todos preferem ficar no conforto de um ar-condicionado. 
O lugar é lotado, tinha muitas pessoas, normalmente famílias e eu, como tento me diferenciar aqui na cidade, estava usando meu hijab verde de oncinha hahahaha, porém lá todas as mulheres estavam de niqab. Confesso que eu estava me destacando no meio daquele mar negro. As pessoas vão e levam tapetes, cadeiras e muita comida pra fazer os pique-niques. O povo daqui adora fazer isso. Qualquer lugar que tiver, mesmo que seja um lugarzinho sem graça, eles vão com toda a família e um monte de criança pra fazer pique-nique. Acho que é porque aqui não tem muita opção....
Nós andamos bastante, tirei algumas fotos, comemos pipoca e tomamos refrigerante e fomos pras proximidades do lago, pra um local mais alto, uma espécie de morro, com uma grama bem verde, sentamos lá e ficamos conversando.

A parte dos mutawas foi engraçada porque eu olhei e vi que estavam vindo dois senhores gordos, com os vestidos brancos e o lenço xadrez vermelho e branco na cabeça e eu lembro bem de ter lido que os mutawas andam em duplas e usam roupas normais, como os demais homens sauditas, no entanto o vestido branco é um pouco mais curto. Quando eu vi os dois homens percebi que a roupa era um pouco mais curta, pois dava pra ver bem o calçado que estavam usando e um pouco das pernas, mas nem me toquei. Eu ainda brinquei com o Mohamed que se ele continuasse comendo muito ficaria gordo como os dois senhores que estavam andando por ali...nem me dei conta de quem eram esses dois senhores, só fui me tocar quando eles ficaram de parelha com o local onde estávamos, pararam e chamaram o Mohamed (isso há uns 20 metros). Nessa hora eu me toquei de quem eram aqueles homens. Meu hijab estava meio bagunçado, mas eu estava usando, ainda assim achei que era por ele ser colorido kkkkkkk 
Apesar disso não fiquei nervosa ou com medo, achei até meio engraçado e ri sozinha. Achei meio ridículo também, confesso.
Mohamed veio até mim pra pegar meu Passaporte e falou que eles queriam saber se éramos casados ou apenas colegas de trabalho. Se fôssemos apenas colegas de trabalho isso seria considerado errado por eles. Mohamed levou o documento e foi tranquilo. Quando eles viram que eu era brasileira ficaram admirados, desejaram boas vindas e disseram que esperavam que eu estivesse gostando da cidade. Também perguntaram pro Mohamed o que as pessoas no Brasil acham das pessoas daqui. Mohamed sincero respondeu que no Brasil as pessoas acham que o povo daqui é meio louco. Eu ri depois quando o habibi me falou, mas eles não riram quando o Mohamed respondeu. Eles ainda comentaram sobre a camisa da seleção brasileira que o Mohamed estava usando e o detalhe do nome dele. Acharam legal. 
Basicamente foi isso.

Agora vamos às fotos do parque. Pretendo voltar lá durante o dia pra tirar mais fotos. 












Aqui eu sempre tento ser o mais discreta possível pra respeitar os costumes do povo. Eles não são como nós brasileiros que adoram fotografar tudo. Aliás não seria nem de bom tom se eu ficasse o tempo todo com uma câmera na mão tirando fotos. Eu evito principalmente fotografar lugares que tem muita gente, por isso apesar do parque ter muitos visitantes, eu tirei as fotos em locais onde não tinha quase ninguém, pra evitar qualquer constrangimento.

2 comentários: