onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 25 de maio de 2014

Costumes Árabes

Olá meus amigos...tudo bem com vcs?

Hoje eu vou falar um pouco sobre os costumes árabes. Eu andei lendo, fazendo umas pesquisas e também observando a vida por aqui, claro. Existe um ditado que diz: Em Roma, como os romanos. Ou seja, quando se está em terras estrangeiras é bom que se conheça sobre a cultura e os costumes, assim fica mais fácil a adaptação, além de não se correr o risco de cometer alguma gafe. Conhecer e adaptar-se às regras sociais indica respeito ao povo e sua cultura. 
A cultura da sociedade árabe é muito receptiva, forte e tradicional. Mundialmente conhecida e com costumes conservadores, o povo árabe não costuma expressar seus sentimentos pessoais. Problemas pessoais, seja entre amigos ou familiares, sempre serão mantidos longe de estranhos porque existe uma grande preocupação em não permitir que outras pessoas saibam o que se passa em suas vidas, bem como não se vê nas ruas de países árabes pessoas rindo em voz alta.

Eu vou tentar resumir pra vcs algumas das características desse povo:

PRIVACIDADE: Uma das características mais importantes da sociedade árabe, é visivelmente percebida através da construção civil , onde as casas e prédios costumam ser construídos com paredes bem largas, para proporcionar distância do barulho do trânsito. Uma das considerações mais importantes na construção de uma casa é a garantia de que seus moradores não verão os seus vizinhos, de nenhuma parte da casa, e vice-versa. Aqui na minha casa eu posso observar bem essa característica. Todos os quartos e a sala tem janelas, no entanto elas são um pouco mais altas do que estamos acostumados a ver no Brasil, além de também serem bem menores. Eu creio que elas sirvam mais como uma entrada de luz, pois se o seu objetivo for observar a rua, talvez vc não tenha muito sucesso. Da mesma forma, quem está fora não consegue ver o que se passa aqui dentro. 

CUMPRIMENTO AS MULHERES: Ao ser convidado à casa de um anfitrião árabe, e caso seja apresentado a uma mulher, não se deve beijá-la. Se ela estender a mão para cumprimentar, então a cumprimente, em outros casos, somente a cumprimente com palavras. Nunca comente a beleza da mulher de um árabe, seja ela esposa, irmã, filha ou funcionária. Isto não será visto como um elogio!

RECEBENDO CONVIDADOS: Receber um convidado é algo muito importante para um árabe, onde todas as honras da casa serão apresentadas. Ele questionará o tempo inteiro se o convidado está bem recepcionado (às vezes até de forma exagerada), e o servirá em quantidade além do normal. Existe uma preocupação grande em saber se o convidado está satisfeito.

DEVERES SOCIAIS: Na sociedade árabe, a família não se resume a pai, mãe e filhos. As responsabilidades sociais são exercidas por todos os demais membros, onde todos constroem uma união, que se mantém presente, em todos os momentos da vida familiar.

VESTIMENTAS: O estilo de suas vestimentas são, geralmente conservadoras. Embora as mulheres no Egito ou Jordânia possam vestir um hijab (uma espécie de lenço que cobre suas cabeças, mas não esconde o rosto), as árabes-sauditas costumam usar um niqab quando saem de casa. Esse lenço cobre a parte inferior do rosto, revelando apenas os olhos da mulher. Os homens usam uma mistura de trajes tradicionais e ocidentais. Alguns simplesmente vestem ternos ou camisa e calça jeans, enquanto outros usam togas e turbantes.




Abaixo um exemplo de Niqab. Aqui na Arábia a maioria das mulheres usam essa vestimenta. A única exceção são as estrangeiras, que usam apenas o hijab (mas já estive em muitos lugares, como supermercados e shoppings, onde elas não usam nem mesmo o hijab, apenas a abaya).
Niqab

Abaya com hijab


COMPORTAMENTO GERAL: Os árabes, em geral, valorizam a lealdade e a honra. Nos relacionamentos, é importante estabelecer confiança. Diferentemente da maioria ocidental, os árabes, geralmente, levam a amizade muito a sério. Eles somente consideram um seleto grupo de pessoas como "amigos", os demais são considerados conhecidos, amigos da família e agregados. Em comparação ao Ocidente, a interação masculina na cultura árabe é muito diferente. Algumas vezes, ao encontrar bons amigos, os homens se abraçam e trocam beijos no rosto. Na rua, eles podem andar de mãos dadas ou pôr a mão sobre o braço de outro homem. Esse comportamento não indica uma preferência homossexual.

HÁBITOS ALIMENTARES: Os hábitos alimentares muçulmanos estão presentes nas refeições árabes. Os árabes muçulmanos não ingerem carne de porco e não consomem bebidas alcoólicas. Os muçulmanos comem com a mão direita e mantêm a esquerda ao lado, uma vez que a consideram impura. Quando os árabes sentam no chão coberto de tapetes para compartilhar uma refeição, eles tomam cuidado para não apontar a sola de seus pés para outra pessoa, pois isso é considerado um grande insulto. 
Se você receber um convite para uma refeição árabe, é bom que vá de estômago vazio, pois o que lhe será servido certamente será farto. Serão vários pratos de variados sabores e recusar algum deles é uma ofensa para os anfitriões, que a interpretam como uma avaliação negativa de sua hospitalidade. O hóspede é tratado como uma pessoa da família e lhe será dispensado todo o conforto possível. É costume árabe servir primeiro os convidados e só depois a si mesmos.

Em muitos lugares ode estive, tanto no Egito quanto aqui a Arábia, a comida foi servida assim e eu confesso que acho legal, não é um problema pra mim. Sobre o que falam de comer com a mão, até hoje não vi ninguém comendo assim, no entanto, pelo que pude observar, eles preferem usar colher em vez de garfo para comer.
Mais algumas "dicas":
-Não sente com as pernas cruzadas, mostrando o solado do sapato para o árabe, isso é considerado um desrespeito a ele;
-Sempre agradeça a generosa hospitalidade que ele lhe ofereceu;
-Jamais fale de um árabe para outro árabe;
-Espere até que lhe ofereçam o café árabe, e mesmo que para você seja estranho beber um café que não foi coado, quebre seus paradigmas e experimente, e você verá que pode ser muito bom (e você pode acrescentar açúcar em sua xícara sem problemas), e não recuse os chás que também lhe serão oferecidos na sua chegada ou após as refeições;
-Conscientize-se de que a cultura árabe estará com um árabe, mesmo que ele tenha saído de seu país de origem, portanto, respeite suas vestimentas, tradições, costumes e cultura e mantenha um comportamento observador, mas não o comprometa com nenhuma atenção desnecessária, ou contenha-se para não cometer nenhuma gafe ou ofensa;
-Na cultura árabe as pessoas mais velhas são veneradas e respeitadas, não trate com indiferença ou desinteresse uma pessoa em virtude de sua avançada idade, isso seria totalmente desrespeitoso.


Só quero lembrar que toda regra tem suas exceções e com o mundo globalizado de hoje certamente que existem muitos árabes que não seguem esses hábitos ao pé da letra. Isso é apenas um apanhado geral de como costuma ser a vida aqui por essas bandas, mas mesmo sendo todos árabes, nem todos pensam  e agem exatamente igual. 

Bem, então é isso pessoal. Espero que tenham gostado. Um grande beijo e até a próxima.

10 comentários:

  1. Nossa Ana, imagina eu nesse país, ia cometer gafe todo dia! Do jeito que eu discreta, andar na rua e sair gargalhando, imagina! kkkkkkkkkkkkkkk
    Muito boas essas dicas, assim vemos o quão diferente são as pessoas, e que respeito é fundamental, em qualquer lugar!
    bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Imaginei Core...até eu que já sou meio discreta algumas vezes tenho que me policiar, pq converso bastante e gosto de rir...a impressão que eu tenho aqui é que o povo, principalmente as mulheres são muito apáticas e tristes, enfim...vai saber!
      O que eu tento fazer é respeitar e viver a minha vida do meu jeito.
      Beijos

      Excluir
  2. ahh Ana, adorei de novo!!
    mas diz ai:

    1) porque eles comem no chao?
    2) eu ja vi fotos que ao inves de toalhas eles colocam jornal ( eu acho jornal tao sujo!!)
    3) como deve se sentar? em cima das pernas??? aff. eu ia ficar muito incomodada.. hahahaha

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lu
      Então....eu não sei pq eles comem no chão, acho que é por costume mesmo, sei lá. Mas não é tão horrível assim. Aqui em casa agora que temos mesa estamos fazendo as refeições à mesa, normal, o detalhe é que o Mohamed só como com colher. Eu acho tão estranho, mas não é o fim do mundo kkkkkkk eu até sopa só como com garfo. São costumes q a gente traz desde criança e é difícil mudar.
      Sim, nos locais mais simples eles não vão comprar essas toalhinhas de plástico descartáveis pra comer no chão, então eles usam jornal velho mesmo, eu vi muito isso no Egito. Mas eu quero deixar claro amiga que não é todo mundo que come assim, tem muitos lugares q as pessoas se sentam à mesa, principalmente quando tem visitas ou coisa do tipo.
      Kkkkkkkkk eu sentava no chão de qq jeito, do jeito que eu me sentisse mais confortável, só depois q eu me mudei pra Riyadh que comecei a ler mais e procurar mais informações sobre isso, então eu no Egito só fazia como os egípcios, sem me questionar tanto sobre as técnicas corretas ou o pq da coisa kkkkkkk
      E eles de certa forma entendem que isso não é da nossa cultura, por isso não cobram tanto e não vão te recriminar se vc fizer alguma coisa errada...a maior parte dos árabes é muito gentil e solícita. Eu lembro que quando fomos na mesquita no Cairo, em Citadel, na hora de entrar, por respeito, Denise e eu estávamos tentando colocar o hijab, algumas moças estavam saindo e se ofereceram pra nos ajudar. Elas colocaram o hijab pra gente e foram tão atenciosas...Outras vezes quando a gente saia meninas pediam pra tirar fotos com a gente, como se fôssemos artistas kkkkkk era engraçado...Na casa dos pais do Mohamed, a irmã dele mais nova, Mariam, ela estava sempre comigo e me ajudava em tudo. Eles ficam felizes quando a gente mostra algum interesse em tentar agir de acordo com os costumes deles. Isso é legal. A parte ruim é qd eles passam dos limites e querem nos impôr alguns comportamentos e ideias a qq custo. Aí qd isso acontece eu fico virada no cão kkkkkkkkkkkkkk

      Pergunte tudo que quiser amiga, aqui ou no Fb...beijos

      Excluir
    2. Dificilmente comemos com talheres...usamos mais para colocar a comida!
      Para toda refeição usamos muito pão árabe q é fininho e vamos partindo pedaços com as mãos e com ele pegamos algumas comidas.
      Com o pão pegamos o tabule enrolando e comemos, com o pão pegamos as carnes, etc

      Excluir
  3. Q legal saber de tudo isso....muito bom mesmo Amo saber culturas diferentes. Espero de coração que você seja muito feliz ae Ana, e que nos mantenha informadas dessas curiosidades....e que tenha logo uns bbzinhos lindos...hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como se chama em arabe o protetor que é quem autoriza se a mulher pode estudar ou acompanha ela até pro dentista.Eu sei que pode ser o irmão pai primo mas é um homem o protetor mas em arabe vomo se diz? Mujab?

    ResponderExcluir