onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 4 de maio de 2014

E vamos às compras!

Já instalados em nossa casa...hora de ir ao supermercado fazer compras! Fomos ao Carrefour...Yes! tem Carrefour aqui! :D
O supermercado é realmente muito grande e fica em um shopping, ao lado dessas lojas que vendem jóias e perfumes caros que eu nem sei o nome porque sou pobre e nunca usei essas coisas....hahahaha. 
Tem de tudo e um pouco mais. O detalhe interessante é que no meio das compras eu ouvi um aviso pelo alto-falante e não entendi nada porque o cara, obviamente, falava em árabe. O Mohamed me explicou que era hora da oração e que o supermercado fecharia por mais ou menos 30 minutos. Isso mesmo pessoal, na hora da oração tudo fecha aqui. E eles oram 5 vezes ao dia! E aí o que aconteceu? Alguns minutos após o aviso o supermercado fechou e nós e mais algumas pessoas ficamos trancados lá dentro e continuamos tranquilamente fazendo nossas compras. Ficaram apenas os clientes. Todos os caixas e o pessoal que dá suporte e a peixaria e o açougue e a padaria...simplesmente não ficou ninguém atendendo. E nós queríamos comprar peixe pra fazer o nosso primeiro almoço em casa, mas tivemos que esperar os funcionários voltarem de suas orações. É assim que funciona o comércio aqui. Por isso quando estamos em casa e temos que sair pra fazer alguma coisa mas ouvimos o chamado pra oração nas mesquitas, sempre aguardamos meia hora ou mais pra sair, pois não adianta sair nesses horários que tudo estará fechado.  


Enquano isso, o habibi que já estava vestido a caráter aproveitou pra jogar uma bolinha kkkkk




Aproveitei que o movimento estava tranquilo e tirei mais umas fotinhos do supermercado pra mostrar pra vcs. A maioria das as marcas que conhecemos aí no Brasil podem ser encontradas nas prateleiras daqui.






Queria ter fotografado mais, mas ainda fico inibida. No meio do supermercado tinha uma parte separada onde só se vendem temperos dos mais variados....Um charme! Além disso, na peixaria tinha um aquário cheio de peixes...achei bem legal também. Mas nesses locais a movimentação de pessoas era bem maior e preferi não arriscar a pagar mico!

Outro detalhe interessante é que no Carrefour eu vi varias mulheres de hijabs coloridos e algumas até sem o hijab. Obviamente estrangeiras! Vi umas adolescentes com a abaya aberta até acima do joelho e quando elas caminhavam dava pra ver o jeans e o tênis. Talvez elas estivessem se sentindo meio incomodadas assim como eu...hahaha. 
Quando estive no supermercado que fica no bairro onde moro fiquei meio chocada pois 99% das mulheres estavam usando o niqab, apenas os olhos de fora e algumas parecia que nem mesmo os olhos dava pra ver direito...eu fiquei me perguntando como elas andavam sem tropeçar em nada. Eu me senti meio estranha mostrando o meu rosto e vendo todas aquelas mulheres, inclusive as que trabalham de caixa no supermercado, todas cobertas. Mohamed me disse que praticamente todas as mulheres sauditas usam o niqab e que as poucas mulheres que mostram o rosto são estrangeiras como eu que vivem aqui.
Bem, pelo menos fiquei mais feliz. Já que a regra é que eu tenho que usar a abaya e cobrir os cabelos, pelo menos vou comprar vários hijabs coloridos pra usar com meu "pretinho básico" kkkk

Ontem habibi e eu fizemos um almoço especial pra comemorar o amor, a vida, nossa casinha...enfim! Foi a primeira vez, desde que deixei o Brasil, que realmente fiz uma refeiãoo de acordo com o que estava acostumada a comer a minha vida toda. Nós dois fomos pra cozinha e foi muito divertido. O peixe do Mohamed desandou um pouco kkkkkk a aparência não ficou muito boa, mas o gosto estava delicioso.

Vou mostrar pra vcs mais algumas das coisinhas que encontrei por aqui.

Danette....Biscoito Oreo (meu preferido!) e milho de pipoca...achei a embalagem interessante.
Tava com medo de só encontrar temperos com gostos árabes, mas eis que me deparo com isso. Oh alegria!
Gente...sabão OMO...como assim? kkkkkk. 
O sal aqui tb vem nessa embalagem bem pratica. Nescafé igualzinho ao que encontramos no Brasil e o único feijão que encontrei aqui foi esse. #chateada!
Fanta Morango...fiquei curiosa, por isso comprei. Ainda está na geladeira...quando experimentar conto pra vcs se é bom ou não.
Bem amigos, por hoje é só. Assim que for possível eu volto com mais curiosidades e novidades pra vcs. Beijos no coração....

12 comentários:

  1. Muito legal esse post do Supermercado. A gente do lado de ca fica imaginando como são as coisas ai.. deve ser mais ou menos como as pessoas que nao conhecem o nordeste pensam, que aqui (no nordeste) só tem seca. Eu ja tinha uma noção porque vivo lendo blogs como o seu, de pessoas que estao ou ja viveram experiencias de viver fora do Brasil. Sobre estar coberta, com Hijabs, eu entendo perfeitamente, e acho que a sensação de estar sem um, deve ser como andar de minisaias no meio de um monte de freiras.. hahahahaha.. melhor usar mesmo.. rsss. Outra coisa que eu queria comentar, era sobre as Burkas, Naquele livro "Cidade do Sol" a personagem retrata como ela se sente por trás de uma Burka, E ela se sente segura la dentro. porque ninguém a reconhece, ninguém sabe quem ela é. Eu acho que a maior parte da mulherada dai , deve pensar assim também... e outras mais ousadas, nem tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu...obrigada pelo carinho...Entao, eu sempre morri de raiva quando via gente falando mal do Nordeste...E aprendi vindo pra ca que a gente so deve dar uma opiniao qd realmente tiver conhecido e visto com os proprios olhos. Eu realmente vim preparada para o pior, te juro. Li muita coisa antes e a maioria dos comentarios eram ruins, entao eu vim imaginando outra coisa. Mas que grata surpresa eu tive ao chegar aqui, desde o aeroporto, as ruas, a limpeza, as casas mais ou menos no mesmo estilo, com predominancia da cor amarelo ocre, casas liiindasss...shoppings enormes, muitos predios, enfim...e o melhor: as pessoas aqui nao ficam me olhando como se eu fosse de outro planeta. Eu juro que estou feliz em ter deixado o Egito e ter vindo pra ca. As coisas la sao muuito mais complicadas, quer dizer, pra mim. Talvez quem esta acostumado a viver la nao se acostumaria a viver aqui, mas eu tenho prioridades e limpeza e higiene eh uma delas.
      Confesso que aqui eu nao me sentiria a vontade de sair na rua sem hijab, ver todas aquelas mulheres de burka me deixou meio chocada, mas eu sei que pra elas aquilo eh perfeitamente normal. Se fosse eu usando iria me sentir a ultima criatura da face da terra. Eu respeito os costumes daqui e nao creio que terei problemas.
      Um grande beijo amiga...

      Excluir
  2. nossssssa amiga adorei tudo sua cara....amei demais aqui tem feijao preto e uma pena nao ter ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga....obrigada...que bom que vc gostou :D
      Entao, eu nao gosto muito de feijao preto e aqui so vim ele enlatado. Acabei comprando feijao fradinho e feijao branco...Nunca nem comi feijao branco kkkk Andei lendo que esse feijao eh mais usado em saladas...enfim...Ainda vou descobrir como fazer. Sobre o pao frances que vc falou que tem ai no Bahrein, eu nem cheguei a procurar direito pq antes de vc me falar eu tinha certeza que nao iria encontrar hahaha
      Ainda ha muito o que ver e desvendar por aqui...Assim que eu tiver mais novidades volto pra contar...
      beijos vizinha hahahaha

      Excluir
  3. lucy e bem assim que elas se sentem seguras ...aqui nos emirados muitas usam hijab e abaya nao porque e mulcumana mas para se proteger dos olhores de homens estranho .e muito dicifil aqui lidar com isso tem gente de td pais a maioria deles sao sem nocao homens machistas!o melhor e querer ser invisivel!

    ResponderExcluir
  4. Nossa,que maravilha de supermercado,deu ate vontad d fazer comprar,tb adoro !! kkkk E a fanta morango,deve ser deliciosaaaa dpois contaa se é boa! hehehe bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Core...saudades amiga...
      Esse supermercado eh enooorme mesmo...eu amei! E tem muitos aqui assim.
      Acredita que ainda nao tomei a Fanta Morango, ainda ta na geladeira...depois te conto se eh mesmo boa ou nao. Aqui eu encontrei um outro refrigerante que tinha antigamente no Brasil, Mirinda, nao sei se vc ja ouviu falar...muito gostosinho, adorei!
      Beijao amiga...saudades das conversas malucas kkkkkkkk

      Excluir
    2. Oh amiga, claaro que eu conheco a Mirinda! Nem sei se ainda vende aqui, é uma delicia! hehehe
      Pois é, saudad tb! Vamos combinar d novo! heheheh
      Bjao

      Excluir
  5. Que Show Anaaa ! Parabéns pela iniciativa e vai contando tudo mesmooo <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ana.... seu blog ta show! continue nos informando sobre tudo e deixar a imaginação fluir.Beijaoooooo

    ResponderExcluir
  7. Oiee Ana...estou amando tudo isso, amei cada detalhe postado...fico super feliz em vc nos mostrar essas curiosidades das arábias...com toda certeza vou sempre está por aqui ansiosa por cada postagem....muito legal mesmo....Bjao

    ResponderExcluir
  8. Ohhhhh meninas....obrigada pelo carinho :) Eu prometo que logo, logo atualizo aqui, já tenho novas histórias e várias fotos da cidade pra postar pra vcs..bjão das Arábias!

    ResponderExcluir